Adenomiose - Cólica menstrual dolorosa e sangramento uterino anormal

adenomiose.png

ADENOMIOSE é uma "parente próxima" da Endometriose. A diferença mais marcante é que a ADENOMIOSE costuma ser acompanhada de sangramento uterino anormal (em volume aumentado) além da cólica menstrual dolorosa; enquanto que na Endometriose geralmente apenas a cólica chama a atenção (podendo evoluir posteriormente com queixas de infertilidade e dor crônica fora do período menstrual).

Útero normal (à esquerda) e útero com adenomiose (à direita) - https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adenomyosis/symptoms-causes/syc-20369138 

Útero normal (à esquerda) e útero com adenomiose (à direita) - https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adenomyosis/symptoms-causes/syc-20369138 

_________________

"O que é adenomiose, o problema ginecológico 'dez vezes mais doloroso que o parto'" (BBC BRASIL)

A adenomiose é um transtorno que ocorre quando as células de revestimento do útero (endométrio) se incrustram nas fibras musculares da parede uterina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma de cada 10 mulheres no mundo pode ter adenomiose. A doença pode afetar qualquer mulher que menstrue, independentemente da idade.
...
Os dois sintomas mais comuns da adenomiose são menstruação abundante e forte dor pélvica. "Uma vez senti tanta dor que tive de chamar a ambulância", explica Zélie. "Quando vieram, pensaram que eu deveria ter apendicite. Eu falei que tinha adenomiose, mas eles não sabiam o que era isso."
...
A adenomiose pode ser detectada em uma ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética. A pílula anticoncepcional ou injeções hormonais são alguns dos tratamentos que podem ser efetivos.

Matéria completa em bbc.in/2Lkkxjl

VEJA MAIS

É normal sentir cólicas muito dolorosas no período menstrual? (Endometriose e Adenomiose)

Mitos e Verdades da Endometriose

Interrupção da Menstruação

Posts sobre ENDOMETRIOSE

Índice de Gineco.info