DIU (Dispositivos Intrauterinos): MITOS e VERDADES!

DIU de cobre em um dos vários tipos diferentes de formatos disponíveis.

DIU de cobre em um dos vários tipos diferentes de formatos disponíveis.

Método contraceptivo perfeito infelizmente não existe. Há vantagens e desvantagens em cada método contraceptivo e, após devidamente informada, cabe à mulher escolher a opção mais adequada à sua rotina.

Nos últimos anos, os LARCs (métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, traduzido da sigla em inglês) têm sido muito valorizados e utilizados por mulheres de todo o mundo devido à sua facilidade de utilização (não requer uma rotina de uso diária/semanal/mensal) e alta eficácia na prevenção da gestação não planejada. (lembrando que nenhum método é 100% eficaz).

Mas quais seriam os LARCs?

  • Dispositivo intrauterino (DIU) de cobre;

  • Sistema intrauterino (SIU) medicado com hormônio (progesterona);

  • Implante hormonal subdérmico (também de progesterona).

O DIU e o SIU são métodos contraceptivos altamente eficazes e que podem ser utilizados por mulheres da adolescência à pré-menopausa que já tiveram filhos, ou não. A forma de introdução dentro do útero é semelhante (assim como a retirada) e o que difere é o tempo de duração (5 ou 10 anos para o DIU de cobre e 5 anos para o SIU medicado com hormônio) e a possibilidade da mulher continuar menstruando mensalmente (DIU de cobre) ou ficar sem menstruar (SIU medicado com hormônio, em boa parte das usuárias).

Mitos x Verdades

Ainda hoje há uma grande desinformação acerca do DIU: Funciona mesmo? Pode sair sozinho? É abortivo? Vai incomodar na hora da relação sexual?

As imagens abaixo apresentam respostas para as dúvidas mais comuns.

DIU 1.jpg
DIU 2.jpg
DIU 3.jpg

Fonte das imagens: Jornal Extra, 06/01/2018.

A Inserção do DIU Dói?

Veja no vídeo abaixo: