Maternidade Tardia e Congelamento de Óvulos

maternidade_tardia.jpg

MATERNIDADE APÓS OS 35 ANOS, este é o tema da edição de maio/2018 da Revista Marie Claire e também dúvida cada vez mais frequente no consultório de Ginecologia.

Não é novidade que muitas mulheres estão adiando os planos de gestação (ou então decidindo não ter filhos) devido à carreira profissional ou escolhas de vida fora do modelo considerado tradicional até há algumas décadas.

Entretanto, o relógio biológico não para e após os 35-37 anos de idade a redução da fertilidade natural é acelerada tornando uma gestação espontânea cada vez mais difícil (porém, não impossível!).

O avanço das técnicas de reprodução assistida (como a fertilização in vitro - FIV) vem auxiliar os casais com desejo de gestar. Mas, infelizmente, as taxas de sucesso destes tratamentos não são tão altas quanto gostaríamos.

Uma opção cuja popularidade vem pouco a pouco aumentando é o congelamento de óvulos, cujos resultados também são melhores quando feito antes dos 35 anos de idade.

congelamento_ovulos.JPG

Resumindo: a vida é cheia de opções e ter ou não filhos, podendo também decidir o melhor momento, está ao alcance da mulher moderna. Entretanto, não podemos ignorar as dificuldades que podem aparecer quando estes planos são um pouco adiados. Mas, com o devido acompanhamento os resultados tem sido cada vez mais felizes.

Matérias interessantes da Marie Claire sobre o tema:

Especialista em reprodução humana explica o passo a passo do procedimento e quais as novidades do assunto

“Como vou viver com cinco crianças? Pobre”, ri de si mesma Lia Bock, que engravidou de gêmeas aos quase 40 e já tem dois meninos, um de cada pai

Em fevereiro, aos 36, Mariana Weickert deu à luz Theresa, sua primeira filha. Aqui, ela mostra a menina pela primeira vez, e reflete sobre os dilemas de maternidade que a cercam

 

VEJA MAIS

7 dicas ANTES de começar a tentar engravidar!
As duas primeiras semanas de desenvolvimento do embrião

Índice de Gineco.info