"Chip da beleza" - Euforia está passando?

chip da beleza.png

ATENÇÃO com a febre dos implantes hormonais manipulados conhecidos como "chip da beleza". São amplamente divulgados em matérias da mídia geralmente em tom elogioso, mas carecem de um respaldo científico claro.

O Globo apresenta um contraponto sobre os possíveis efeitos adversos e o desconhecimento dos efeitos à longo prazo:

"E se um bastonete de dois centímetros fosse capaz de aumentar a disposição e a libido e ainda servisse como um contraceptivo para mulheres em idade fértil ou um repositor hormonal para a turma da menopausa?
...
Mas, como diz o ditado, “quando a esmola é demais o santo desconfia”. As sociedades médicas têm se preocupado com o uso indiscriminado desse tipo de medicação com finalidade estética. Segundo elas, os chips podem trazer efeitos colaterais muito maiores do que os benefícios.
...
— Não existem estudos sérios a longo prazo sobre esses implantes, por isso as sociedades médicas aqui no Brasil não respaldam — diz a ginecologista Carolina Mocarzel. — Tanto que, lá fora, não há esse modismo como aqui."

Leia a matéria completa: "Chip da beleza: efeitos colaterais podem ser maiores do que os benefícios" [O Globo]

 

VEJA MAIS

Siga no INSTAGRAM: @dr_albertofreitas

Curta no FACEBOOKfb.com/afreitasgineco

CONSULTÓRIO Dr. Alberto Freitas: gineco.rio.br

 

BUSCAR em Gineco.info

Nas Redes Sociais - Compartilhe!

Atendimento na Freguesia (Jacarepaguá)!

Consultório

Consultório

Novidade! Feliz em anunciar que além de Botafogo passo a oferecer uma nova opção de local de atendimento: FREGUESIA, Jacarepaguá.

Agenda já aberta para SETEMBRO. Para maiores informações, ligue (21) 2051-6829 ou envie mensagem para consultorio@freitas.med.br ou através do Messenger m.me/afreitasgineco.  Veja mais em gineco.rio.br/#contato.

Atendimento TERÇAS no período da TARDE, no Ideale Offices (quase ao lado do Hospital Rios D'or) na Estrada dos Três Rios, 1200, sala 418.

Como nascido e criado no bairro fico contente de estar de volta! A Freguesia é agora um local ainda mais vivo e dinâmico; com crescimento e desenvolvimento constantes. 

Edifício Ideale Offices

Edifício Ideale Offices

Nas Redes Sociais - Compartilhe!

Vasectomia em alta no Brasil

Imagem:  Mayo Clinic

Imagem: Mayo Clinic

Boa notícia: o número de homens optando pela VASECTOMIA cresceu no Brasil!
Isto é importante porque mostra que o planejamento familiar não deve ser apenas responsabilidade da mulher.
Além disso a contracepção definitiva masculina (vasectomia) tem uma chance de falha AINDA MENOR que a contracepção definitiva feminina (laqueadura tubária). Ou seja, para o CASAL a vasectomia é um método contraceptivo ainda MAIS SEGURO que a (já muito eficiente) laqueadura.

Não custa lembrar que a realização da vasectomia NÃO interfere no desempenho sexual masculino ou nas características gerais do esperma. É um procedimento que pode ser realizado ambulatorialmente com anestesia local e que irá impedir que os espermatozóides produzidos nos testículos estejam presente no esperma.

Veja reportagem do BandNews TV:

NAS REDES SOCIAIS - COMPARTILHE!

Coletor menstrual - Como utilizar

upload.png

As pacientes que decidiram experimentar o coletor geralmente adoram e dificilmente voltam atrás. Claro que muitas vezes é necessário um período de adaptação onde muitas dúvidas, dificuldades e pequenos vazamentos podem ocorrer nos primeiros ciclos. 🤔

Talvez a maior dificuldade inicial seja decorrente do medo da "novidade" associado a um certo desconhecimento da anatomia da própria genitália interna (canal vaginal e útero). Daí surge dúvidas como: "será que vou saber colocar sozinha na posição certa?", "será que eu posso perder este copinho aí dentro de mim?", etc. 😮

Se estiver curiosa ou disposta a tentar, veja abaixo algumas orientações gerais de inserção e posicionamento correto do coletor. Podem existir pequenas diferenças entre fabricantes e também tamanhos diferentes de acordo com a idade e/ou antecedentes de gestação da mulher. Sempre leia o folheto informativo de cada produto e tire as dúvidas com um profissional de saúde familiarizado com o coletor.

upload.png
upload.png

Atenção: ⚠️

Não é recomendado o uso contínuo de coletores menstruais por mais de 12 horas. Se o fluxo menstrual ainda estiver presente, retire o coletor, descarte o fluxo armazenado e higienize-o com água e sabão antes de introduzir no canal vaginal novamente. 

Veja abaixo vídeo demonstrativo (muito bem explicado!) de um dos modelos disponíveis no mercado: (*OBS: nenhuma relação comercial entre esta página e o fabricante do produto)

NAS REDES SOCIAIS - COMPARTILHE!

40 anos do primeiro "bebê de proveta"!

upload.png

Hoje, 25/07/18, Louise Brown a primeira "bebê de proveta", ou seja, nascida de um procedimento de reprodução assistida através da técnica de fertilização in vitro (FIV), faz 40 anos! Estima-se que, desde aquele julho de 1978, cerca de 8 milhões de bebês pelo planeta tenham nascido de gestações decorrentes de uma FIV. Números realmente impressionantes!

Capa do jornal britânico "Daily Mail" em 25/07 de 1978.

Capa do jornal britânico "Daily Mail" em 25/07 de 1978.

Hoje, a FIV é amplamente disponível no mundo e realizada diariamente para auxiliar mulheres e casais que desejam engravidar. É verdade que o custo de todo procedimento (medicamentos incluídos) está longe de ser acessível para todos que poderiam se beneficiar e, infelizmente, as taxas de sucesso a cada ciclo de FIV não são as que nós médicos desejaríamos; entretanto, o avanço da tecnologia, novos estudos e novas técnicas de reprodução assistida tendem a colaborar para a redução dos custos e aumento da taxa de gestação a cada ciclo.

Parabéns, Louise Brown! Happy Birthday!

Leia artigo [em inglês] escrito pela própria Louise Brown e publicado em comemoração à esta data especial.

Louise Brown recém nascida.

Louise Brown recém nascida.

VEJA MAIS

Posts de OBSTETRÍCIA

Índice de Gineco.info

Endometriose: novo tratamento oral aprovado

endometriose.png

Foi aprovado ontem (23/07/18) pelo FDA (agência norte-americana de medicamentos e alimentos) uma nova opção de TRATAMENTO ORAL para pacientes com DOR MODERADA À SEVERA associada à ENDOMETRIOSE. A nova substância chamada ELAGOLIX ainda terá a sua comercialização iniciada nos Estados Unidos e não há notícias sobre a disponibilidade no Brasil.

O Elagolix é um antagonista do GnRH, o que significa que irá atuar inibindo a produção e liberação de importantes hormônios (FSH e LH) liberados pela hipófise (glândula na base do cérebro) e que controlam o funcionamento dos ovários. Desta forma, a redução do LH e FSH irá levar à redução de hormônios esteroides sexuais estradiol e progesterona produzidos pelos ovários.

Por um lado, o resultado esperado e benéfico para pacientes acometidas pela endometriose é de REDUÇÃO DA DISMENORREIA (dor associada ao período menstrual) e da DOR PÉLVICA não associada ao período menstrual. Por outro lado, os possíveis efeitos adversos não são desprezíveis e estão principalmente associados à redução dos níveis de estrogênio circulante durante o uso da droga podendo levar à ondas de calor (fogachos) e redução da massa óssea (dependente da dose e tempo de tratamento). Durante os ensaios clínicos também foram observados (mais raramente) queixas depressivas e suicidas, dentre outros. O uso está restrito em bula à 6 ou 24 meses de tratamento a depender da dose diária.

Então, como qualquer novo medicamento não seve ser encarado como “salvação para todos os males”, mas sim como mais uma ferramenta no arsenal de tratamento clínico (não cirúrgico) da Endometriose. Cada paciente deve ser consultada e avaliada individualmente para avaliar riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis.

Certamente, muitos novos estudos virão nos próximos anos analisando o uso desta droga em diferentes situações e pacientes.]

 

VEJA MAIS

Siga no INSTAGRAM: @dr_albertofreitas

Curta no FACEBOOKfb.com/afreitasgineco

CONSULTÓRIO Dr. Alberto Freitas: gineco.rio.br

 

BUSCAR em Gineco.info

NAS REDES SOCIAIS - COMPARTILHE!

Adenomiose - Cólica menstrual dolorosa e sangramento uterino anormal

adenomiose.png

ADENOMIOSE é uma "parente próxima" da Endometriose. A diferença mais marcante é que a ADENOMIOSE costuma ser acompanhada de sangramento uterino anormal (em volume aumentado) além da cólica menstrual dolorosa; enquanto que na Endometriose geralmente apenas a cólica chama a atenção (podendo evoluir posteriormente com queixas de infertilidade e dor crônica fora do período menstrual).

Útero normal (à esquerda) e útero com adenomiose (à direita) - https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adenomyosis/symptoms-causes/syc-20369138 

Útero normal (à esquerda) e útero com adenomiose (à direita) - https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adenomyosis/symptoms-causes/syc-20369138 

_________________

"O que é adenomiose, o problema ginecológico 'dez vezes mais doloroso que o parto'" (BBC BRASIL)

A adenomiose é um transtorno que ocorre quando as células de revestimento do útero (endométrio) se incrustram nas fibras musculares da parede uterina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma de cada 10 mulheres no mundo pode ter adenomiose. A doença pode afetar qualquer mulher que menstrue, independentemente da idade.
...
Os dois sintomas mais comuns da adenomiose são menstruação abundante e forte dor pélvica. "Uma vez senti tanta dor que tive de chamar a ambulância", explica Zélie. "Quando vieram, pensaram que eu deveria ter apendicite. Eu falei que tinha adenomiose, mas eles não sabiam o que era isso."
...
A adenomiose pode ser detectada em uma ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética. A pílula anticoncepcional ou injeções hormonais são alguns dos tratamentos que podem ser efetivos.

Matéria completa em bbc.in/2Lkkxjl

VEJA MAIS

É normal sentir cólicas muito dolorosas no período menstrual? (Endometriose e Adenomiose)

Mitos e Verdades da Endometriose

Interrupção da Menstruação

Posts sobre ENDOMETRIOSE

Índice de Gineco.info

Agenda Aberta GINECOLOGIA: SEXTA e SÁBADO em Botafogo

sexta e sabado.png
  • Ginecologia geral
  • Ginecologia endócrina
  • Contracepção
  • Distúrbios da menstruação
  • Cólicas menstruais dolorosas
  • Menopausa, Climatério
  • Exames preventivos
  • Infecções sexualmente transmissíveis e outros.

👨‍⚕️ Agenda aberta para atendimento SEXTA e SÁBADO em Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026.

➡️ Entre em contato via Facebook Messenger (m.me/afreitasgineco) ou através do site (gineco.rio.br/#contato)! Agenda de atendimento e informações profissionais também disponíveis no site.

🔎 Curta Dr. Alberto Freitas - Ginecologia no Facebook e siga @dr_albertofreitas no Instagram.

VEJA MAIS

Posts sobre CONTRACEPÇÃO

Posts sobre MENOPAUSA

Posts sobre GESTAÇÃO

Posts sobre ENDOMETRIOSE

Índice de Gineco.info

As duas primeiras semanas de desenvolvimento do embrião

Primeiros estágios de divisão celular do zigoto humano ( mórula )

Primeiros estágios de divisão celular do zigoto humano (mórula)

Novas técnicas permitem os cientistas compreenderem melhor o processo crucial do desenvolvimento do embrião nas primeiras duas semanas. Como um grupo de células consegue se fixar (nidar/nidação) na parede do útero e iniciar as primeiras e importantes diferenciações da estrutura embrionária?

Assista abaixo ao vídeo produzido pela NATURE, uma das mais prestigiadas editoras científicas do mundo: [Legendas em português disponíveis! Clique no ícone da engrenagem no vídeo e escolha a opção "Legendas" => "Traduzir automaticamente" => role a lista e clique em "Português".]

Em caso de VIOLÊNCIA SEXUAL não fique sozinha!

violencia sexual.jpg

VIOLÊNCIA SEXUAL infelizmente ainda acontece e NADA JUSTIFICA uma atrocidade dessas. A culpa nunca é da vítima!

"Em caso de violência sexual não fique sozinha!
Você tem direito ao atendimento em toda rede pública de saúde. Dirija-se o mais rápido possível a uma unidade.


O atendimento inclui a pílula do dia seguinte em até 72 horas (Lei 12.845/2013), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's, HIV/AIDS) e acompanhamento social e psicológico.
Em caso de gravidez decorrente de estupro, você tem direito ao aborto legal (art. 128, Código Penal). No caso do risco de morte materna e anencefalia também é permitida a interrupção da gestação (ADPF 54/STF).
Crianças e adolescente até 14 anos têm direito a esses atendimentos, assim como toda pessoa submetida a sexo sem consentimento.

Você também pode buscar orientações através da Central de Atendimento à Mulher. Ligue para o 180.

Atenção: Não é necessário registro de ocorrência ou autorização judicial para o atendimento de saúde."

Via Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

 

VEJA MAIS

Relações Abusivas / Violência contra a Mulher

denuncie 180.jpg

Principais métodos de Contracepção

Relações Abusivas / Violência contra a Mulher

Às vezes o sofrimento psíquico e as dores físicas têm origem em relacionamentos tóxicos ou até mesmo violentos e abusivos.

Infelizmente, como médico já presenciei a repercussão de relacionamentos (conjugais ou familiares) tóxicos na saúde e bem estar de mulheres em diferentes faixas etárias e situações sociais. Mas o que sempre me choca mais são acontecimentos deste tipo com gestantes durante o pré-natal. 🙁 Triste...

Mas o importante é a mensagem destas corajosas mulheres no vídeo: há sempre uma saída; por mais difícil que possa parecer. Procure ajuda!

denuncie 180.jpg
180.jpg
denuncie violencia mulher.jpg

Contracepção: Brasil leva goleada!

BBC Brasil

BBC Brasil

Método contraceptivo bom é o que a paciente deseja utilizar. Melhor ainda quando ela recebe a orientação correta e tem acesso sem dificuldades ao método escolhido.

"O Brasil paga caro por investir mal em contracepção. Conseguir DIU, injeção de hormônio, vasectomia e laqueadura pelo SUS pode ser uma missão quase impossível. E a eficácia da pílula cai muito quando usada incorretamente." (BBC Brasil)

Leia a matéria completa: "Com 55% de gestações não planejadas, Brasil falha na oferta de contracepção eficaz".

BBC Brasil

BBC Brasil

Como funciona a Pílula do Dia Seguinte?

pilula do dia seguinte.jpg

A anticoncepção de emergência com a Pílula do Dia Seguinte NÃO deve ser utilizada repetidas vezes como se fosse um método de contracepção de rotina. A dose de hormônio é alta, devendo ser reservada para casos de real emergência como falha da camisinha (por rompimento, por exemplo) ou violência sexual.
Utilizada de maneira adequada tem alta taxa de sucesso, porém, NÃO é de 100% eficaz!

Via SOGIMIG:
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, o que significa que deve ser usada com parcimônia e inteligência. Esse tipo de contraceptivo retarda ou impede a liberação do óvulo pelo ovário, impossibilitando a fecundação, além de modificar o muco cervical, dificultando o transporte dos espermatozoides em direção ao óvulo.

O contraceptivo deve ser ingerido até 72 horas após a relação sexual e ser utilizado em casos de relações sexuais desprotegidas, quando a camisinha estoura, ou quando a mulher deixou de tomar dois ou mais comprimidos do anticoncepcional. Para evitar a gravidez, existem métodos mais seguros, hormonais ou não, que não possuem tantos efeitos colaterais. Procure o(a) seu(sua) ginecologista e escolha qual o melhor para você.

VEJA MAIS

 

Siga no INSTAGRAM: @dr_albertofreitas

Curta no FACEBOOKfb.com/afreitasgineco

CONSULTÓRIO Dr. Alberto Freitas: gineco.rio.br

 

BUSCAR em Gineco.info

NAS REDES SOCIAIS - COMPARTILHE!

Maternidade Tardia e Congelamento de Óvulos

maternidade_tardia.jpg

MATERNIDADE APÓS OS 35 ANOS, este é o tema da edição de maio/2018 da Revista Marie Claire e também dúvida cada vez mais frequente no consultório de Ginecologia.

Não é novidade que muitas mulheres estão adiando os planos de gestação (ou então decidindo não ter filhos) devido à carreira profissional ou escolhas de vida fora do modelo considerado tradicional até há algumas décadas.

Entretanto, o relógio biológico não para e após os 35-37 anos de idade a redução da fertilidade natural é acelerada tornando uma gestação espontânea cada vez mais difícil (porém, não impossível!).

O avanço das técnicas de reprodução assistida (como a fertilização in vitro - FIV) vem auxiliar os casais com desejo de gestar. Mas, infelizmente, as taxas de sucesso destes tratamentos não são tão altas quanto gostaríamos.

Uma opção cuja popularidade vem pouco a pouco aumentando é o congelamento de óvulos, cujos resultados também são melhores quando feito antes dos 35 anos de idade.

congelamento_ovulos.JPG

Resumindo: a vida é cheia de opções e ter ou não filhos, podendo também decidir o melhor momento, está ao alcance da mulher moderna. Entretanto, não podemos ignorar as dificuldades que podem aparecer quando estes planos são um pouco adiados. Mas, com o devido acompanhamento os resultados tem sido cada vez mais felizes.

Matérias interessantes da Marie Claire sobre o tema:

Especialista em reprodução humana explica o passo a passo do procedimento e quais as novidades do assunto

“Como vou viver com cinco crianças? Pobre”, ri de si mesma Lia Bock, que engravidou de gêmeas aos quase 40 e já tem dois meninos, um de cada pai

Em fevereiro, aos 36, Mariana Weickert deu à luz Theresa, sua primeira filha. Aqui, ela mostra a menina pela primeira vez, e reflete sobre os dilemas de maternidade que a cercam

 

VEJA MAIS

7 dicas ANTES de começar a tentar engravidar!
As duas primeiras semanas de desenvolvimento do embrião

Índice de Gineco.info